1º Gusto Ibérico 2012
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Z-vedo
Pepper
Gusto
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1º Gusto Ibérico 2012
Viva amigos,
Aqui venho eu partilhar convosco mais um pequeno passeio realizado por mim. Como sei, tal como eu, que gostam de rever sitios já visitados ou até ver outros que podem vir a ser opção, deixo-vos uma pequena crónica.
Espero que apesar de simples, seja do vosso agrado.
Pois bem, o mesmo foi intitulado de 1º Gusto Ibérico, e foi idealizado como um passeio entre Portugal e Espanha, deixando de lado tudo o que eram auto estradas e vias rápidas sempre que possível.
Pelo meio juntei troços de edições anteriores do LAL, e outras aventuras não planeadas. O Passeio de 4 dias transformou-se em 3, mas foi de uma intensidade e diversidade que nem nos meus mais profundos sonhos idealizava. Sempre que possível juntei a visita a castelos e zonas que pretendo ir juntando à lista dos “vistos”.
E assim foi…
Dia 25 Abril
Dia da Liberdade! E que melhor forma do que ser passado em cima da mota. E para esta Viagem a escolhida foi a NC700. Tinha recebido no dia anterior a barra do guiador, leitor de road book e a top case. Só não vieram a tempo as proteções de mãos mas ela estava tão “entusiasmada” quanto eu.
A forte chuva e vento que se fez sentir da parte da manhã, adiou a minha partida quase até às 11h mas quando o cenário ficou apenas cinzento, achei que já estava mais do que aceitável. E toca a partir da Maia pela N14 passando Trofa, Famalicão e fazendo a primeira paragem em Braga. A Sé continua mais velha do que a própria Sé de Braga!
O centro desta Cidade histórica estava com algumas obras no seu redor mas deverá ser um sítio a visitar para quem não conhece. Dei mais uma vista de olhos e segui em direção a Vila Verde.
Poucos km depois, Já na N101 passava pelo Palácio da Dona Chica. Fica em Palmeira. Já foi Restaurante, Discoteca, e agora com alguma pena, acho que ficará para ruínas pois ninguém parece querer aproveitar esta magnífica construção pela qual me habituei a passar na minha infância de caminho para a Aldeia.
O caminho seguia pela N101passando por Vila Verde e Ponte da Barca e posteriormente pela N203 até Lindoso.
E com um pequeno descanso da Chuva, a coisa parecia compor-se.
Mais umas excelentes paisagens, e encontrava-me no alto Lindoso, com excelentes vistas sobre a Barragem e logo a seguir o bem conservado Castelo de Lindoso.
Após a visita, continuei caminho passando para o lado Espanhol em direção a Lobios, seguidamente, Muiños e Finalmente Baltar.
Passado Baltar, o caminho até à fronteira Portuguesa seria rápido e nova paragem estava prevista para Montalegre.
A partir daqui foi começar a andar um bocadinho mais senão nem no dia seguinte chegaria à minha primera zona de dormida.
Antes não podia deixar de passar e parar em Chaves para ver o Castelo e comer um pastelinho típico.. ou dois!
A noite começava a chegar, ainda para mais devido às densas nuvens que povoavam os céus. Assim sendo a partir daqui foi percorrer as nacionais a um ritmo mais animado mas sempre no limite do possóvel pois a estrada continuava bem molhada.
E com uma noite cerrada como companhia cheguei a Bragança. O facto de ter saído mais tarde do que o previsto fez com que não pudesse ir jantar ao Careto em Varge, mas que aconselho vivamente a irem caso possam.
A dormida foi na Pousada da Juventude, bem calma nesta altura do ano e no meio da semana. Para quem viaja sozinho é uma ótima opção e em conta.
Dia 26
Após um pequeno almoço, saia com o trajeto do dia. A idéia era fazer o prólogo de 2008 do LAL (Brangança - Rio de Onor - Bragança), e depois fazer a primeira etapa do mesmo LAL que me levaria até Pinhel, onde passaria para Ciudad Rodrigo, local da segunda dormida.
O Prólogo saiu da zona histórica e seriam um fantásticos 74km em pleno parque de Montesinho.
Acabado o prólogo era hora de começar a primeira etapa, e uma das paragens seria o excelente castelo de Algoso.
Já com vista para o Douro, dirigi-me para o Mazouco para ver as gravuras. E que ótimo que é poder percorrer estes sítios de difícil acesso sem confusões!
Após uma excelente seleção de percurso facultada pela roadbook do LAL, era hora de passar por Freixo de Espada à Cinta, e parar no fantástico Penedo Durão, onde até podemos definir o caminho que vamos percorrer!
Seguia-se Barca de Alva e a excelente Serra da Marofa!
Seguia-se a subida ao Castelo de Pinhel, com paragem para café com um magnífico café que também vende uns objectos antigos.
Com o avançar da hora, e o novo ataque das nuvens negras era tempo de guardar a máquina e seguir para Ciudad Rodrigo e procurar o alojamento!
Dia 27
Na noite anterior tinha chegado já de noite e com uma tempestade daquelas jeitosas. Só de manha é que consegui ver o Hotel e a excelente vista nos arredores do centro de Ciudad Rodrigo. Fiquei no Hotel Muiño de Águeda.
A etapa deste terceiro dia passava por uma visita a Ciudad Rodrigo, já conhecida mas que sabe sempre bem, nem que seja para o cafezinho após pequeno almoço, e depois a visita a LA Alberca e a Serra de Francia, que acabou por ser o momento alto deste passeio, e pelo qual não esperava.
Serra de Francia…. 1750 metros e esta magnífica e encantadora surpresa…
Após a descida da Serra de Francia, onde perdi horas com o cenário fantástico, percorria agora a zona da Sierra da Gata, através de fantásticas estradas seguindo para Moraleja e vislumbrando o próximo ponto que seria Alcantara.
Após a visita a Alcantara, o percurso seria o mesmo do LAL de 2011, onde percorreria as longas retas Espanholas passando Valência de Alcantara, entrando em Portugal passando em Portalegre e jantando já tarde em Ponte de Sôr. (A dica do Manuel Arez vai ficar para a próxima).
A tarde fez-se noite e o tempo piorou e choveu, choveu, choveu.
Em Ponte de Sôr, e durante o jantar, aconteceu-me algo nunca acontecido antes. É difícil até explicar, mas enquanto jantava recordei o dia que ia já longo e pelo que tinha passado desde que tinha saído de Ciudad Rodrigo. Chuva, neve, caminhos exóticos, silvestres, caminhos perdidos e outros conhecidos, serras amplas e horizontes longínquos, e foi aí que senti que esta viagem tinha dado tudo e até mais do que eu pensava.
Pensei que ficar mais uma noite e mais um dia, não me ia trazer nada de novo. Ansiei por regressar a casa e partilhar esta excelente experiência.
Assim fiz, Acabei de jantar e rumei a casa fazendo o resto das nacionais planeadas, em noite cerrada mas completamente feliz e realizado por tudo o que vivi.
Cheguei a casa perto das 3h00, após uma jornada de 18horas, como se chegasse ao Natal carregado de Prendas na mala.
A figura e companheira desta viagem só podia ser a minha excelente Honda NC700X, com uma média final de 3.4l.
E foi assim este 1º Gusto Ibérico 2012. Espero que tenham gostado!
Abraço
Aqui venho eu partilhar convosco mais um pequeno passeio realizado por mim. Como sei, tal como eu, que gostam de rever sitios já visitados ou até ver outros que podem vir a ser opção, deixo-vos uma pequena crónica.
Espero que apesar de simples, seja do vosso agrado.
Pois bem, o mesmo foi intitulado de 1º Gusto Ibérico, e foi idealizado como um passeio entre Portugal e Espanha, deixando de lado tudo o que eram auto estradas e vias rápidas sempre que possível.
Pelo meio juntei troços de edições anteriores do LAL, e outras aventuras não planeadas. O Passeio de 4 dias transformou-se em 3, mas foi de uma intensidade e diversidade que nem nos meus mais profundos sonhos idealizava. Sempre que possível juntei a visita a castelos e zonas que pretendo ir juntando à lista dos “vistos”.
E assim foi…
Dia 25 Abril
Dia da Liberdade! E que melhor forma do que ser passado em cima da mota. E para esta Viagem a escolhida foi a NC700. Tinha recebido no dia anterior a barra do guiador, leitor de road book e a top case. Só não vieram a tempo as proteções de mãos mas ela estava tão “entusiasmada” quanto eu.
A forte chuva e vento que se fez sentir da parte da manhã, adiou a minha partida quase até às 11h mas quando o cenário ficou apenas cinzento, achei que já estava mais do que aceitável. E toca a partir da Maia pela N14 passando Trofa, Famalicão e fazendo a primeira paragem em Braga. A Sé continua mais velha do que a própria Sé de Braga!
O centro desta Cidade histórica estava com algumas obras no seu redor mas deverá ser um sítio a visitar para quem não conhece. Dei mais uma vista de olhos e segui em direção a Vila Verde.
Poucos km depois, Já na N101 passava pelo Palácio da Dona Chica. Fica em Palmeira. Já foi Restaurante, Discoteca, e agora com alguma pena, acho que ficará para ruínas pois ninguém parece querer aproveitar esta magnífica construção pela qual me habituei a passar na minha infância de caminho para a Aldeia.
O caminho seguia pela N101passando por Vila Verde e Ponte da Barca e posteriormente pela N203 até Lindoso.
E com um pequeno descanso da Chuva, a coisa parecia compor-se.
Mais umas excelentes paisagens, e encontrava-me no alto Lindoso, com excelentes vistas sobre a Barragem e logo a seguir o bem conservado Castelo de Lindoso.
Após a visita, continuei caminho passando para o lado Espanhol em direção a Lobios, seguidamente, Muiños e Finalmente Baltar.
Passado Baltar, o caminho até à fronteira Portuguesa seria rápido e nova paragem estava prevista para Montalegre.
A partir daqui foi começar a andar um bocadinho mais senão nem no dia seguinte chegaria à minha primera zona de dormida.
Antes não podia deixar de passar e parar em Chaves para ver o Castelo e comer um pastelinho típico.. ou dois!
A noite começava a chegar, ainda para mais devido às densas nuvens que povoavam os céus. Assim sendo a partir daqui foi percorrer as nacionais a um ritmo mais animado mas sempre no limite do possóvel pois a estrada continuava bem molhada.
E com uma noite cerrada como companhia cheguei a Bragança. O facto de ter saído mais tarde do que o previsto fez com que não pudesse ir jantar ao Careto em Varge, mas que aconselho vivamente a irem caso possam.
A dormida foi na Pousada da Juventude, bem calma nesta altura do ano e no meio da semana. Para quem viaja sozinho é uma ótima opção e em conta.
Dia 26
Após um pequeno almoço, saia com o trajeto do dia. A idéia era fazer o prólogo de 2008 do LAL (Brangança - Rio de Onor - Bragança), e depois fazer a primeira etapa do mesmo LAL que me levaria até Pinhel, onde passaria para Ciudad Rodrigo, local da segunda dormida.
O Prólogo saiu da zona histórica e seriam um fantásticos 74km em pleno parque de Montesinho.
Acabado o prólogo era hora de começar a primeira etapa, e uma das paragens seria o excelente castelo de Algoso.
Já com vista para o Douro, dirigi-me para o Mazouco para ver as gravuras. E que ótimo que é poder percorrer estes sítios de difícil acesso sem confusões!
Após uma excelente seleção de percurso facultada pela roadbook do LAL, era hora de passar por Freixo de Espada à Cinta, e parar no fantástico Penedo Durão, onde até podemos definir o caminho que vamos percorrer!
Seguia-se Barca de Alva e a excelente Serra da Marofa!
Seguia-se a subida ao Castelo de Pinhel, com paragem para café com um magnífico café que também vende uns objectos antigos.
Com o avançar da hora, e o novo ataque das nuvens negras era tempo de guardar a máquina e seguir para Ciudad Rodrigo e procurar o alojamento!
Dia 27
Na noite anterior tinha chegado já de noite e com uma tempestade daquelas jeitosas. Só de manha é que consegui ver o Hotel e a excelente vista nos arredores do centro de Ciudad Rodrigo. Fiquei no Hotel Muiño de Águeda.
A etapa deste terceiro dia passava por uma visita a Ciudad Rodrigo, já conhecida mas que sabe sempre bem, nem que seja para o cafezinho após pequeno almoço, e depois a visita a LA Alberca e a Serra de Francia, que acabou por ser o momento alto deste passeio, e pelo qual não esperava.
Serra de Francia…. 1750 metros e esta magnífica e encantadora surpresa…
Após a descida da Serra de Francia, onde perdi horas com o cenário fantástico, percorria agora a zona da Sierra da Gata, através de fantásticas estradas seguindo para Moraleja e vislumbrando o próximo ponto que seria Alcantara.
Após a visita a Alcantara, o percurso seria o mesmo do LAL de 2011, onde percorreria as longas retas Espanholas passando Valência de Alcantara, entrando em Portugal passando em Portalegre e jantando já tarde em Ponte de Sôr. (A dica do Manuel Arez vai ficar para a próxima).
A tarde fez-se noite e o tempo piorou e choveu, choveu, choveu.
Em Ponte de Sôr, e durante o jantar, aconteceu-me algo nunca acontecido antes. É difícil até explicar, mas enquanto jantava recordei o dia que ia já longo e pelo que tinha passado desde que tinha saído de Ciudad Rodrigo. Chuva, neve, caminhos exóticos, silvestres, caminhos perdidos e outros conhecidos, serras amplas e horizontes longínquos, e foi aí que senti que esta viagem tinha dado tudo e até mais do que eu pensava.
Pensei que ficar mais uma noite e mais um dia, não me ia trazer nada de novo. Ansiei por regressar a casa e partilhar esta excelente experiência.
Assim fiz, Acabei de jantar e rumei a casa fazendo o resto das nacionais planeadas, em noite cerrada mas completamente feliz e realizado por tudo o que vivi.
Cheguei a casa perto das 3h00, após uma jornada de 18horas, como se chegasse ao Natal carregado de Prendas na mala.
A figura e companheira desta viagem só podia ser a minha excelente Honda NC700X, com uma média final de 3.4l.
E foi assim este 1º Gusto Ibérico 2012. Espero que tenham gostado!
Abraço
Última edição por Gusto em 1/5/2012, 20:30, editado 2 vez(es)
Re: 1º Gusto Ibérico 2012
Parabéns pelo 1º Gusto Ibérico!!
Mais uma vez, as fotos apesar de fantásticas não devem conseguir retratar a alegria vivida neste passeio.
Espero que faças muitos mais, mas se calhar uns raios de sol não calhava nada mal :)
Bjs
Mais uma vez, as fotos apesar de fantásticas não devem conseguir retratar a alegria vivida neste passeio.
Espero que faças muitos mais, mas se calhar uns raios de sol não calhava nada mal :)
Bjs
Pepper- Número de Mensagens : 402
Idade : 43
Location : Vila do Conde
Data de inscrição : 17/10/2007
Re: 1º Gusto Ibérico 2012
Muito bom, grandes fotos e uma voltinha espetacular
Obrigado por partilhares, parabéns.
Obrigado por partilhares, parabéns.
Z-vedo- Número de Mensagens : 231
Location : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 18/10/2007
Re: 1º Gusto Ibérico 2012
INVEJA, é a palavra que define o que sinto depois de ler o teu post!
Itinerário mutio bem escolhido! Ando para visitar La Alberca há já uns anos! Parece ser épico!
Qual foi a razão de teres escolhido a "burra" nova? Para além dos consumos como é que se portou?
Uivos!
Itinerário mutio bem escolhido! Ando para visitar La Alberca há já uns anos! Parece ser épico!
Qual foi a razão de teres escolhido a "burra" nova? Para além dos consumos como é que se portou?
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RuffStuff- Admin
- Número de Mensagens : 874
Idade : 45
Location : PVZ
Data de inscrição : 17/10/2007
Re: 1º Gusto Ibérico 2012
Boas,
Obrigado pelos comentários.
Respondendo à pergunta Sr. Presidente, não houve uma apenas, mas a razão principal foi os traçados efetuados.
Do itinerário escolhido faziam parte alguns troços de edições anteriores do LAL, e depois tencionava partir à descoberta de alguns sítios qualquer que fosse o tipo de terreno ou dimensões. Isto seria quase impossível com a PAN.
Depois é a questão de querer fazer uma viagem com a bicha a ver como ela se portava, Consumos, CONSUMOS, e para andar sozinho é a escolha perfeita.
Quanto ao resultado, posso dizer que é a mota ideal. Desde que não se queira fazer off road duro (devido aos pneus de estrada e onde as suspensões algo secas e sem afinação comprometem o conforto), ela não diz que não a qualquer que seja a nossa escolha.
Para grandes tiradas (várias horas seguidas), o banco começa a não ser dos mais confortáveis. De resto o comportamento foi 5 estrelas.
Para passeatas desta envergadura e diversidade de pisos, será sempre a escolhida.
Abraço
Obrigado pelos comentários.
Respondendo à pergunta Sr. Presidente, não houve uma apenas, mas a razão principal foi os traçados efetuados.
Do itinerário escolhido faziam parte alguns troços de edições anteriores do LAL, e depois tencionava partir à descoberta de alguns sítios qualquer que fosse o tipo de terreno ou dimensões. Isto seria quase impossível com a PAN.
Depois é a questão de querer fazer uma viagem com a bicha a ver como ela se portava, Consumos, CONSUMOS, e para andar sozinho é a escolha perfeita.
Quanto ao resultado, posso dizer que é a mota ideal. Desde que não se queira fazer off road duro (devido aos pneus de estrada e onde as suspensões algo secas e sem afinação comprometem o conforto), ela não diz que não a qualquer que seja a nossa escolha.
Para grandes tiradas (várias horas seguidas), o banco começa a não ser dos mais confortáveis. De resto o comportamento foi 5 estrelas.
Para passeatas desta envergadura e diversidade de pisos, será sempre a escolhida.
Abraço
RuffStuff escreveu:INVEJA, é a palavra que define o que sinto depois de ler o teu post!
Itinerário mutio bem escolhido! Ando para visitar La Alberca há já uns anos! Parece ser épico!
Qual foi a razão de teres escolhido a "burra" nova? Para além dos consumos como é que se portou?
Uivos!
Re: 1º Gusto Ibérico 2012
Grande Aventura!!!
Parabéns!!!
Abraço.
Parabéns!!!
Abraço.
jphonda- Número de Mensagens : 67
Idade : 49
Location : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 13/12/2009
Alfredo Marques da Rosa- Número de Mensagens : 886
Idade : 62
Location : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 22/10/2007
Re: 1º Gusto Ibérico 2012
Boas, Gusto.......
Achei espectacular a volta que destes e ainda para mais sendo ela sozinho ………. Assim tem ainda mais encanto.
Já agora quantos quilómetros, foram ????
Grande Abraço….
Achei espectacular a volta que destes e ainda para mais sendo ela sozinho ………. Assim tem ainda mais encanto.
Já agora quantos quilómetros, foram ????
Grande Abraço….
Ricardo Ribas- Número de Mensagens : 42
Idade : 54
Location : Mundo
Data de inscrição : 18/10/2007
Re: 1º Gusto Ibérico 2012
Boas,
Apesar do mau tempo (que era de esperar) foi magnífica. Em certos aspectos, é preferível pois alguns recantos no verão perdem todo o encanto, quer seja pelos diferentes cenários, quer pela afluência.
Tem um encanto difente percorrer castelos ou locais sem avistar viva alma.
E o inverno, desde que bem equipados, é apenas o nome de uma estação do ano..
Respondendo à tua pergunta, foram cerca de 1600km com todas as voltinhas.
Abraço
Apesar do mau tempo (que era de esperar) foi magnífica. Em certos aspectos, é preferível pois alguns recantos no verão perdem todo o encanto, quer seja pelos diferentes cenários, quer pela afluência.
Tem um encanto difente percorrer castelos ou locais sem avistar viva alma.
E o inverno, desde que bem equipados, é apenas o nome de uma estação do ano..
Respondendo à tua pergunta, foram cerca de 1600km com todas as voltinhas.
Abraço
Ricardo Ribas escreveu:Boas, Gusto.......
Achei espectacular a volta que destes e ainda para mais sendo ela sozinho ………. Assim tem ainda mais encanto.
Já agora quantos quilómetros, foram ????
Grande Abraço….
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