Track Day - Braga - 02/08/2009
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Track Day - Braga - 02/08/2009
Eu sei que este tópico, para uma grande maioria, suscita tanto interesse como ver erva a crescer mas cá fica para os que, malucos, possam até gostar.
Um Track Day é uma oportunidade para todos aprenderem e melhorarem o seu relacionamento com a mota e, consequentement, melhorar o andamento. Por isso, O Xico, o Miguel e eu inscrevemo-nos neste Track Day...por ser pertinho e por não ser muito caro (45 euros por 2h30 de pista é francamente bom).
O dia começou cedo e chegados á pista era hora de preparar as biclas pois a pista tinha acabado de abrir.
A operação é simples...retirar os espelhos, os piscas e tapar a óptica.
Entramos em 3 em pista bem devagar e a apalpar terreno, aquecendo pneus e familiarizando-nos com a aderência do asfalto.
Vou apenas falar do meu TD...e depois o Xico e o Mig que venham cá contar as experiências deles.
Já sou cliente assíduo da pista de Braga mas...em 4 rodas. De mota só lá tinha feito um TD mas de Africa Twin...á chuva!
Esta foi como que uma estreia.
Como disse, entrei em pista com uma postura tipo "vamos partir de uma folha branca e tomar apontamentos"...e assim fui aumentando o ritmo gradualmente com o aquecimento dos pneus, a libertação dos movimentos e o aumento de confiança.
A Varadero, apesar de alta e pesada, consegue uns graus de inclinação agradáveis...embora aquém dos atingidos pelas RR´s (até a Africa Twin inclinava mais)
Os pneus ajudam e os pozinhos dados na suspensão pelo Mestre Povinhas ajudaram e MUITO a melhorar o comportamento.
Uma volta ideal á pista na minha Varadero...
Faz-se a recta da meta de gás a fundo, mete-se 5ª a 300m da curva 1.
Já a tocar nos 205 km/h em 5ª (ou em 4ª, dependendo se queremos "castigar o motor ou não) trava-se FORTE após a placa dos 150m.
Reduz-se para 3ª na 1ª direita.
Mudança de apoio e entramos na longa esquerda de raio não-constante. Aqui acelera-se devagar para não perder tracção.
Entra-se na recta que precede a curva 3 (uma direita fodidita...) e ao chegar á curva, trava-se forte, reduz-se para 2ª, a correr bem faz-se derivar a traseira para ganhar angulo e sai-se a fundo para o "gatilho"...famosa esquerda de baixa velocidade.
No gatilho entramos já com a 2ª bem puxadita mas temos que garantir ali uma folga de 2000rpms para esticar até á curva 5...uma direita em apoio.
Saindo da curva 5, entramos na recta interior, pequeníssima...só dá para esticar 2ª e 3ª, tendo que voltar a engrenar 2ª para negociar a chicane.
A chicane cada um faz como quer e mais lhe dá jeito...a mim, dá-me mais jeito o "slow in, fast out".
Após a chicane vem a parte engraçada da pista...isto é, a parte que mete respeito...os "esses".
De carro já mete confusão atirarmo-nos para uma esquerda cega seguida de uma direita em que o corrector fica mesmo na nossa trajectória de saída...
De mota...ui...ou se entra com "cojones" ou então erramos a curva!
Eu fazia-a em 3ª, completamente fora da mota e sacudia no sentido oposto para poder entrar na direita do "esse" sem perder velocidade e estabilidade.
Passando os "esses" temos uma direita a 90º cega, feita também em 3ª.
Nesta curva já temos que estar a olhar para a próxima dupla esquerda que está a chegar...são na realidade 2 curvas, 2 esquerdas quase iguais com duplo apex e que, na minha opinião devem ser feitas sem alterações na velocidade, travagem ou inclinação...como se fosse apenas e só uma curva!
Saindo bem desta dupla esquerda, estamos a meio da 3ª velocidade, a marcar perto de 120 km/h e estamos em plena recta da meta...flat out!
No meu caso, esta volta estaria boa para um tempo de 1"39/1"40.
Tendo em conta que apenas se consegue chegar aos 200 na recta...e uma RR dá quase 260, penso que não está nada mal.
Que me lembre, apenas fui passado por 3 motas, uma R1 do nacional de velocidade, uma R1 de um gajo a andar muito bem e a R1 do Miguel dos Escapes Escorpião.
O resto do pessoal, passei...alguns com mais, outros com menos dificuldade...mas o que mais gosto me deu passar foi uma MV Agusta (que deve custar tipo 5 vezes o preço de uma Varadero) por fora, nos "esses".
O resto, deu para rir um bocado...passava alguns na parte das curvas e na recta passavam outra vez por mim...parecia que ia parado
Foi muito fixe...Espero que o Xico tenha gostado (eu acho que ele adorou!) e aprendido qualquer coisa...o Miguel, bem, que diga qualquer coisa! Foi pena, brother, poderia ter sido MUITO mais divertido!
Maybe next time!
PS:
Abraço ao Ramalho e ao Pinto que nos vieram apoiar, sim senhor! Que grande dupla que se juntou!!!
Um Track Day é uma oportunidade para todos aprenderem e melhorarem o seu relacionamento com a mota e, consequentement, melhorar o andamento. Por isso, O Xico, o Miguel e eu inscrevemo-nos neste Track Day...por ser pertinho e por não ser muito caro (45 euros por 2h30 de pista é francamente bom).
O dia começou cedo e chegados á pista era hora de preparar as biclas pois a pista tinha acabado de abrir.
A operação é simples...retirar os espelhos, os piscas e tapar a óptica.
Entramos em 3 em pista bem devagar e a apalpar terreno, aquecendo pneus e familiarizando-nos com a aderência do asfalto.
Vou apenas falar do meu TD...e depois o Xico e o Mig que venham cá contar as experiências deles.
Já sou cliente assíduo da pista de Braga mas...em 4 rodas. De mota só lá tinha feito um TD mas de Africa Twin...á chuva!
Esta foi como que uma estreia.
Como disse, entrei em pista com uma postura tipo "vamos partir de uma folha branca e tomar apontamentos"...e assim fui aumentando o ritmo gradualmente com o aquecimento dos pneus, a libertação dos movimentos e o aumento de confiança.
A Varadero, apesar de alta e pesada, consegue uns graus de inclinação agradáveis...embora aquém dos atingidos pelas RR´s (até a Africa Twin inclinava mais)
Os pneus ajudam e os pozinhos dados na suspensão pelo Mestre Povinhas ajudaram e MUITO a melhorar o comportamento.
Uma volta ideal á pista na minha Varadero...
Faz-se a recta da meta de gás a fundo, mete-se 5ª a 300m da curva 1.
Já a tocar nos 205 km/h em 5ª (ou em 4ª, dependendo se queremos "castigar o motor ou não) trava-se FORTE após a placa dos 150m.
Reduz-se para 3ª na 1ª direita.
Mudança de apoio e entramos na longa esquerda de raio não-constante. Aqui acelera-se devagar para não perder tracção.
Entra-se na recta que precede a curva 3 (uma direita fodidita...) e ao chegar á curva, trava-se forte, reduz-se para 2ª, a correr bem faz-se derivar a traseira para ganhar angulo e sai-se a fundo para o "gatilho"...famosa esquerda de baixa velocidade.
No gatilho entramos já com a 2ª bem puxadita mas temos que garantir ali uma folga de 2000rpms para esticar até á curva 5...uma direita em apoio.
Saindo da curva 5, entramos na recta interior, pequeníssima...só dá para esticar 2ª e 3ª, tendo que voltar a engrenar 2ª para negociar a chicane.
A chicane cada um faz como quer e mais lhe dá jeito...a mim, dá-me mais jeito o "slow in, fast out".
Após a chicane vem a parte engraçada da pista...isto é, a parte que mete respeito...os "esses".
De carro já mete confusão atirarmo-nos para uma esquerda cega seguida de uma direita em que o corrector fica mesmo na nossa trajectória de saída...
De mota...ui...ou se entra com "cojones" ou então erramos a curva!
Eu fazia-a em 3ª, completamente fora da mota e sacudia no sentido oposto para poder entrar na direita do "esse" sem perder velocidade e estabilidade.
Passando os "esses" temos uma direita a 90º cega, feita também em 3ª.
Nesta curva já temos que estar a olhar para a próxima dupla esquerda que está a chegar...são na realidade 2 curvas, 2 esquerdas quase iguais com duplo apex e que, na minha opinião devem ser feitas sem alterações na velocidade, travagem ou inclinação...como se fosse apenas e só uma curva!
Saindo bem desta dupla esquerda, estamos a meio da 3ª velocidade, a marcar perto de 120 km/h e estamos em plena recta da meta...flat out!
No meu caso, esta volta estaria boa para um tempo de 1"39/1"40.
Tendo em conta que apenas se consegue chegar aos 200 na recta...e uma RR dá quase 260, penso que não está nada mal.
Que me lembre, apenas fui passado por 3 motas, uma R1 do nacional de velocidade, uma R1 de um gajo a andar muito bem e a R1 do Miguel dos Escapes Escorpião.
O resto do pessoal, passei...alguns com mais, outros com menos dificuldade...mas o que mais gosto me deu passar foi uma MV Agusta (que deve custar tipo 5 vezes o preço de uma Varadero) por fora, nos "esses".
O resto, deu para rir um bocado...passava alguns na parte das curvas e na recta passavam outra vez por mim...parecia que ia parado
Foi muito fixe...Espero que o Xico tenha gostado (eu acho que ele adorou!) e aprendido qualquer coisa...o Miguel, bem, que diga qualquer coisa! Foi pena, brother, poderia ter sido MUITO mais divertido!
Maybe next time!
PS:
Abraço ao Ramalho e ao Pinto que nos vieram apoiar, sim senhor! Que grande dupla que se juntou!!!
Eduardo 7- Número de Mensagens : 1221
Idade : 46
Location : Via B
Data de inscrição : 16/10/2007
Re: Track Day - Braga - 02/08/2009
Vê-se bem!
As marcas no pneu da primeira mota a contar da esquerda!!
Que se inclinou muito nas curvas.....................
Re: Track Day - Braga - 02/08/2009
Pois Bem, meus amigos...
O Edu já disse tudo, o andamento dele não foi muito diferente do meu, haverá uma ou outra curva em que a relação da caixa de velocidades impeça ou permita utilizar uma mudança diferente, ou seja ha curvas que a Varadero faz em 2ª e a VFR tem de fazer em 3ª... Tirando isso a descrição é a mesma...
No meu caso, o azar bateu à porta, entramos os três em pista de uma forma muito moderada, a "apalpar" a aderência dos pneus e o estado da pista, fomos andando com muito calma e a tirar notas.
Ao fim de cerca de 4/5 voltas e já com mais confiança nos pneus quentes, comecei a imprimir um andamento mais forte, e eis que á entrada da recta da meta estico a 2ª velocidade até as 12000rpm meto 3ª faço mais uns 10m e a 3ª velocidade salta engrenando a segunda de novo... Bom isto foi o suficiente para danificar a caixa de velocidades da VFR, acabei por embraiar a moto e deixa-la ir com o "embalo" até à saída das Boxes onde encostei a VFR...
A marca que se vê no pneu não é de andar rápido nas curvas, é a marca da "areia" e detritos do asfalto fora da pista, pois tive de empurrar a moto uns quantos metros até chegar a Boxe.
Bom restou-me ficar a ver a boa evolução dos 2 lobos que continuaram em pista e ver umas quantas "chicotadas psicológicas" que a Varadero foi dando aos Sr.s das RR's... como sempre: Contra unhas não há cavalos!!! eheheheh
Não posso deixar de frisar que o nosso Xiquinho teve uma evolução muito grande, a principio entrou a "medo" e com muito nervosismo, ao fim de 30 min em pista já impunha um ritmo muito elevado e com um nível de confiança bom, é num caso como o do Xico que os trackday's são extremamente úteis, pois auto-aprendemos muito sobre a moto e sobre a condução dela. Entrar em pista não significa que temos de andar a curvar de joelho no chão e fazer curvas em "slide", mas sim descobrirmos mais sobre o comportamento da moto e corrigir alguns "medos" indevidos. Na pista não há cruzamentos, semáforos, passeios, ou carros em contra-mão... é só pista e todos andam no mesmo sentido, evidentemente que tudo se torna mais seguro numa condução mais rápida...
Edu, na próxima não lhes vamos perdoar!!!! ehehehe
Xiquinho, partilha com os Lobos a tua experiência!!!
Obrigado à "Enquipe" Pinto e Ramalho pela comparência, é sempre bom estarmos com os amigos!
Abraços a todos e como já foi dito ha muito tempo Com voçês até de bicicleta eu vou, e ainda assim teríamos de esperar pelas RR, ehehehehehehe
Obg ao Rui PIC0NIGHT pelas fotos....
O Edu já disse tudo, o andamento dele não foi muito diferente do meu, haverá uma ou outra curva em que a relação da caixa de velocidades impeça ou permita utilizar uma mudança diferente, ou seja ha curvas que a Varadero faz em 2ª e a VFR tem de fazer em 3ª... Tirando isso a descrição é a mesma...
No meu caso, o azar bateu à porta, entramos os três em pista de uma forma muito moderada, a "apalpar" a aderência dos pneus e o estado da pista, fomos andando com muito calma e a tirar notas.
Ao fim de cerca de 4/5 voltas e já com mais confiança nos pneus quentes, comecei a imprimir um andamento mais forte, e eis que á entrada da recta da meta estico a 2ª velocidade até as 12000rpm meto 3ª faço mais uns 10m e a 3ª velocidade salta engrenando a segunda de novo... Bom isto foi o suficiente para danificar a caixa de velocidades da VFR, acabei por embraiar a moto e deixa-la ir com o "embalo" até à saída das Boxes onde encostei a VFR...
A marca que se vê no pneu não é de andar rápido nas curvas, é a marca da "areia" e detritos do asfalto fora da pista, pois tive de empurrar a moto uns quantos metros até chegar a Boxe.
Bom restou-me ficar a ver a boa evolução dos 2 lobos que continuaram em pista e ver umas quantas "chicotadas psicológicas" que a Varadero foi dando aos Sr.s das RR's... como sempre: Contra unhas não há cavalos!!! eheheheh
Não posso deixar de frisar que o nosso Xiquinho teve uma evolução muito grande, a principio entrou a "medo" e com muito nervosismo, ao fim de 30 min em pista já impunha um ritmo muito elevado e com um nível de confiança bom, é num caso como o do Xico que os trackday's são extremamente úteis, pois auto-aprendemos muito sobre a moto e sobre a condução dela. Entrar em pista não significa que temos de andar a curvar de joelho no chão e fazer curvas em "slide", mas sim descobrirmos mais sobre o comportamento da moto e corrigir alguns "medos" indevidos. Na pista não há cruzamentos, semáforos, passeios, ou carros em contra-mão... é só pista e todos andam no mesmo sentido, evidentemente que tudo se torna mais seguro numa condução mais rápida...
Edu, na próxima não lhes vamos perdoar!!!! ehehehe
Xiquinho, partilha com os Lobos a tua experiência!!!
Obrigado à "Enquipe" Pinto e Ramalho pela comparência, é sempre bom estarmos com os amigos!
Abraços a todos e como já foi dito ha muito tempo Com voçês até de bicicleta eu vou, e ainda assim teríamos de esperar pelas RR, ehehehehehehe
Obg ao Rui PIC0NIGHT pelas fotos....
Miguel Soares- Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007
Re: Track Day - Braga - 02/08/2009
Mais umas fotos:
e Aqui Muitas mais:
http://crashed.crxpt.com/categories.php?cat_id=320&page=1
Infelizmente o Fotógrafo não gostou da minha volta, ou devia estar a tomar o pequeno-almoço durante as únicas 4 ou 5 voltas que a VFR deu...
e Aqui Muitas mais:
http://crashed.crxpt.com/categories.php?cat_id=320&page=1
Infelizmente o Fotógrafo não gostou da minha volta, ou devia estar a tomar o pequeno-almoço durante as únicas 4 ou 5 voltas que a VFR deu...
Miguel Soares- Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007
Re: Track Day - Braga - 02/08/2009
Ora bem.... abreviando assim muito...... ESPECTA......CU......LAR!!!!
Sem duvidas uma manhã muitisimo bem passada a começar com um nervoso intenso... mas depois de aquecer....UIA!!!!
Comecei debagarinho como manda a Bonequeige e aumentei o ritmo até achar que já estava a abusar...
Adorei a sensação de poder curvar sem me preocupar com o Camião que costuma vir de frente.... claro que ainda faltava uns cms valentes para andar a raspar.... mas deu bem para sentir a mota!!
Não sei bem em que mudança ia mas em pista nunca pus a primeira...LOL! Na recta cheguei a dar os 170 km/h não porque a Capo não desse mais mas porque tinha sempre medo da curva que vinha a seguir! No fim da recta travava sempre na placa que dizia .... 500 metros...
A Passagem mais caricata foi quando me mostraram a bandeira azul.... tive que parar nas boxes e perguntar o Miguel o significado .... “Deixa passar o gajo mais rápido” respondeu prontamente dando uma gargalhada de seguida... LOL.. e lá segui eu contente da vida ao meu ritmo....
A Gargalhada do dia foi quando estava a descansar com o Mig e vimos o Edu a sair da curva para recta da meta ao lado de uma GSX-R 1000, o Gajo passa por ele....e no fim da recta, na travagem para a curva o Gajo é comido assim tipo... “WHO´s YOUR DADY???” MT BOM!!! Claro que o Mig e eu nos desmontamos a rir... tenho pena se tavam lá familiares do Gajo...
Resumindo:
Adorei a experiência de condução e aconselho a toda a gente que queira perder alguns medos ou simplesmente curtir a pista um bocado!
Toda esta experiência envolve-se num sentimento de companheirismo que é simplesmente Fantástico.... E isso para mim é o Melhor!!!
Venham + destes!!! (sem problemas mecânicos de preferência!)
...e que o Ramalho e o Pinto apareçam mais cedo... vão pá night e depois... prontos...
Sem duvidas uma manhã muitisimo bem passada a começar com um nervoso intenso... mas depois de aquecer....UIA!!!!
Comecei debagarinho como manda a Bonequeige e aumentei o ritmo até achar que já estava a abusar...
Adorei a sensação de poder curvar sem me preocupar com o Camião que costuma vir de frente.... claro que ainda faltava uns cms valentes para andar a raspar.... mas deu bem para sentir a mota!!
Não sei bem em que mudança ia mas em pista nunca pus a primeira...LOL! Na recta cheguei a dar os 170 km/h não porque a Capo não desse mais mas porque tinha sempre medo da curva que vinha a seguir! No fim da recta travava sempre na placa que dizia .... 500 metros...
A Passagem mais caricata foi quando me mostraram a bandeira azul.... tive que parar nas boxes e perguntar o Miguel o significado .... “Deixa passar o gajo mais rápido” respondeu prontamente dando uma gargalhada de seguida... LOL.. e lá segui eu contente da vida ao meu ritmo....
A Gargalhada do dia foi quando estava a descansar com o Mig e vimos o Edu a sair da curva para recta da meta ao lado de uma GSX-R 1000, o Gajo passa por ele....e no fim da recta, na travagem para a curva o Gajo é comido assim tipo... “WHO´s YOUR DADY???” MT BOM!!! Claro que o Mig e eu nos desmontamos a rir... tenho pena se tavam lá familiares do Gajo...
Resumindo:
Adorei a experiência de condução e aconselho a toda a gente que queira perder alguns medos ou simplesmente curtir a pista um bocado!
Toda esta experiência envolve-se num sentimento de companheirismo que é simplesmente Fantástico.... E isso para mim é o Melhor!!!
Venham + destes!!! (sem problemas mecânicos de preferência!)
...e que o Ramalho e o Pinto apareçam mais cedo... vão pá night e depois... prontos...
Regufe- Número de Mensagens : 265
Idade : 44
Location : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 23/10/2007
Re: Track Day - Braga - 02/08/2009
Aqui o Xico está a pedir a Aprilia em casamento...
Xico...estou orgulhoso de ti!
Em pista não tive noção do quanto te estavas a empenhar mas nas fotos já dá para ver que estava a sair da casca (da mota, queria eu dizer)!
Como costuma dizer...Muuuuuuito bom!!!
Não vejo a hora de voltar á pista!
Xico...estou orgulhoso de ti!
Em pista não tive noção do quanto te estavas a empenhar mas nas fotos já dá para ver que estava a sair da casca (da mota, queria eu dizer)!
Como costuma dizer...Muuuuuuito bom!!!
Não vejo a hora de voltar á pista!
Eduardo 7- Número de Mensagens : 1221
Idade : 46
Location : Via B
Data de inscrição : 16/10/2007
Re: Track Day - Braga - 02/08/2009
Há gajos vaidosos... e têm tempo pa olhar para o fotógrafo!!!
Miguel Soares- Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007
Re: Track Day - Braga - 02/08/2009
Muito bem bonecos! É aí que devem descarregar a adrenalina
Pepper- Número de Mensagens : 402
Idade : 43
Location : Vila do Conde
Data de inscrição : 17/10/2007
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