Motoclube Lobos do Mar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Travões em Malha de Aço

+2
Ivo "MAX" Costa
Miguel Soares
6 participantes

Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Travões em Malha de Aço

Mensagem  Miguel Soares 28/10/2009, 04:43

Ora bem, Malha de aço:

Vamos ter como dado adquirido, que as pastilhas de travão quando encostam nos discos durante a travagem, aquecem, logo aquece os êmbolos e o óleo de travões.

A tubagem do circuito de travões convencional são de borracha (não sei exactamente o tipo), logo quando durante a travagem o óleo de travões aquece, os tubos dilatam e a travagem fica "esponjosa" e menos eficiente.

Ora se substituirmos essa tubagem de origem por uma com revestimento em malha de aço, a tubagem já não dilata com o aquecimento tornando sempre o comportamento dos travões constante.

Aqui vê-se o circuito de travões dianteiro da Bandit, em malha de aço :
Travões em Malha de Aço CopyofImagem007

Conclusão, não é que seja um grande upgrade, ou que os ganhos sejam muitos, principalmente numa Bandit de 208Kg, mas já comprei a moto assim e é assim que fica. Penso que em motos mais rápidas ou em motos mais pesadas onde se exige mais do sistema de travagem, este tipo de solução possa fazer mais efeito.

Há contudo uma desvantagem, quando se trava com o circuito de óleo ainda frio, a sensação de travagem diminui drasticamente, ou seja o travão (dianteiro) fica menos suave e menos preciso ao primeiro toque. Mas em duas travadelas fica no ponto.

Imagem dos tubos em Malha de Aço:
Travões em Malha de Aço 6551045dc4a6329ecf61222c1ed9e761

Imagem dos tubos "standard" em borracha:
Travões em Malha de Aço Sierrabrakelinefitting
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 29/10/2009, 08:49

Se quizeres levar ao extremo estas melhorias ao nivel da travagem aconcelho a mudança do oleo de travões para o tipo DOT 5.1 como nas MOTOS desportivas de topo.
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Brutus 29/10/2009, 10:42

Dot! Isso não era aqulas merdas de colar na televisão?

Laughing Laughing
Brutus
Brutus

Número de Mensagens : 442
Idade : 48
Location : Póvoa de Varzim
Data de inscrição : 23/05/2009

http://www.viking-souls.com

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  RuffStuff 29/10/2009, 17:56

Ora então aqui vai a minha opinião.

Basicamente a grande diferença está na elasticidade de ambos os sistemas. São eles a borracha reforçada com nylon (antigamente borracha reforçada a aço) vs. o tubo de teflon com revestimento a malha de acho (também os há revestidos a kevlar).
Ora o que se compara aqui são as características da borracha reforçada com o teflon, pois, a única finalidade da malha de aço inoxidável é garantir resistência ao desgaste e evitar "vincos".

A rigidez do sistema de travagem depende principalmente da rigidez do elementos que a constituem... temos por exemplo: a manete, o fluido hidráulico, vedantes, tubagens, calços de travão, o disco, pinça e todos os respectivos acoplamentos. De todos estes elementos as tubagens flexíveis terão certamente maior peso. Daí a utilização de tubagens em teflon (menos elástico) devolva uma aplicação de força mais imediata e sem amortecimento. Note-se que este amortecimento poderá ter pelo menos a vantagem de aumentar em certo grau a sensibilidade de travagem.

Por outro lado, o estado de conservação do tubo de borracha é facilmente perceptível à vista desarmada enquanto que nos tubos de teflon revestido a malha o mesmo não se verifica o que torna um pouco difícil saber quando os deveremos substituir.

Quanto ao aquecimento do óleo originado pela fricção dos grupos calço/disco - acredito que a o teflon se comporte melhor com a variação da temperatura, mas não será que o óleo atinge temperaturas inferiores dado a melhor dissipação térmica do teflon+malha de aço em relação à borracha? Aqui teremos também outras variáveis em jogo, tal como a espessura das tubagens, diâmetro interno (e consequente variação de volume de fluido). Saliento que o diâmetro interno deverá ser sempre no mínimo igual ao diâmetro de origem. Um diametro inferior resultará numa maior resticção de caudal o que poderá original um recuo dos êmbolos mais lento.

Concluindo:

Em utilização desportiva o sistema de teflon deverá ser a escolha acertada.

Para condições de utilização "normal" acho que o investimento não é justificável a não ser por razões estéticas... penso que será esta a principal razão pela qual se vê tanto tubo de travão revestido a inox.

Como disse... isto é apenas a minha opinião Wink

Uivos
RuffStuff
RuffStuff
Admin

Número de Mensagens : 874
Idade : 45
Location : PVZ
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Miguel Soares 29/10/2009, 18:54

Bom... Estás certissimo!...
Não tinha pensado que de facto a malha de aço também pode servir como dissipador de calor do óleo de travões, bem visto!
Thumbs Up Brother!
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  RuffStuff 30/10/2009, 05:17

Ahh mas atenção. Há também tubos com alma em teflon, revestimento em malha de aço inox e ainda pvc transparente. Não é este o caso dos teus? Aí a teoria de melhor dissipação já deixa te fazer tanto sentido.
RuffStuff
RuffStuff
Admin

Número de Mensagens : 874
Idade : 45
Location : PVZ
Data de inscrição : 17/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Miguel Soares 30/10/2009, 05:25

Pois

De facto os meus são revestidos a "PVC" transparente... ou seja não devem dissipar grande coisa, contudo sempre devem conduzir melhor o calor que os convencionais não?
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Eduardo 7 30/10/2009, 07:16

Na Tuono também tenho malha de aço.

Já tinha também na XJR.

É bom e recomendo mas...nem toda a gente goza realmente dos beneficios que a malha de aço traz...porque poucos usam a mota de modo intensivo (track day ou corridas) pelo que, acho que antes deste investimento, há outros que merecem mais atenção como colocar boas pastilhas e trocar regularmente o óleo.
avatar
Eduardo 7

Número de Mensagens : 1221
Idade : 45
Location : Via B
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 31/10/2009, 08:06

Eduardo 7 escreveu:Na Tuono também tenho malha de aço.

Já tinha também na XJR.

É bom e recomendo mas...nem toda a gente goza realmente dos beneficios que a malha de aço traz...porque poucos usam a mota de modo intensivo (track day ou corridas) pelo que, acho que antes deste investimento, há outros que merecem mais atenção como colocar boas pastilhas e trocar regularmente o óleo.

Sim é extremamente necessarios, prestar atenção á bos limpeza dos discos e pastilhas, manter estes elementos com os valores de aperto e folga recomendados pelo fabricante, montar sempre pastilhas de boa qualidade, de preferencia nunca inferior ás originais (se quiserem poupar alguns tostões, comprem da mesma marca que é montada de origem, porque a unica diferença é a caixa), ter muita atenção ao oleo utilizado, usar sempre uma boa marca e nunca deixar ultrapassar os 2 anos ou 30.000 Km.

E diminuir o intervalo dessas mudnças de oleo caso utilizem a mota de um modo mais intensivo!!


Última edição por Ivo "MAX" Costa em 1/11/2009, 15:00, editado 1 vez(es)
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Dakarman 1/11/2009, 10:10

Ah inginheiros carailho!!!!

FEUP olé!

Fds...a minha Capo para além de ter malha de aço tem a parte que leva à roda traseira em tubo de aço...há fôda-se!

E esta hein...isto é que é resistência...tipo os 4 rodas enlatados hein!!!

Dissipação, resistência, Anti-amortecimento...é por isso que tem ABS...está sempre a entrar na roda traseira...lols!!!

No fundo, no fundo uma grande miscelânia que a casa de Noale imbentou para disfarças a péssima solução de travagem à roda de trás das Caponords que após algumas curvas e contra curvas a travar fica sem travão traseiro e mai nada!!!
Dakarman
Dakarman

Número de Mensagens : 30
Idade : 44
Location : Alfena
Data de inscrição : 01/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 1/11/2009, 14:58

Dakarman escreveu:Ah inginheiros carailho!!!!

FEUP olé!

Fds...a minha Capo para além de ter malha de aço tem a parte que leva à roda traseira em tubo de aço...há fôda-se!

E esta hein...isto é que é resistência...tipo os 4 rodas enlatados hein!!!

Dissipação, resistência, Anti-amortecimento...é por isso que tem ABS...está sempre a entrar na roda traseira...lols!!!

No fundo, no fundo uma grande miscelânia que a casa de Noale imbentou para disfarças a péssima solução de travagem à roda de trás das Caponords que após algumas curvas e contra curvas a travar fica sem travão traseiro e mai nada!!!

se queres um bom concelho usa o travão de tráz como deve ser, ou seja, só para segurar o motor no interior das curvas, porque é para isso que serve
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Eduardo 7 1/11/2009, 15:18

Ele não anda de mota há dois dias, Ivo...

A travagem da roda de trás da Caponord sofre de aquecimento prematuro e consequente perda de eficácia, chegando por vezes a deitar óleo fora ou deixar o disco em brasa.

Felizmente, nas RSV isso já não acontece...
avatar
Eduardo 7

Número de Mensagens : 1221
Idade : 45
Location : Via B
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 2/11/2009, 02:51

Eduardo 7 escreveu:Ele não anda de mota há dois dias, Ivo...

A travagem da roda de trás da Caponord sofre de aquecimento prematuro e consequente perda de eficácia, chegando por vezes a deitar óleo fora ou deixar o disco em brasa.

Felizmente, nas RSV isso já não acontece...

Sou-te muito sincero desconhecia por completo este tipo de problema, da Caponord, talvez por tambem não ligar muito a este tipo de MOTO, mas se se estuda-se um pouco o problema se encontraria uma boa solução.


Última edição por Ivo "MAX" Costa em 2/11/2009, 05:47, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : Ortografia)
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Miguel Soares 2/11/2009, 03:35

Sim é Verdad, e todas as Caponord que conheço fazem o mesmo
Miguel Soares
Miguel Soares

Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 2/11/2009, 05:47

Ivo "MAX" Costa escreveu:
Eduardo 7 escreveu:Ele não anda de mota há dois dias, Ivo...

A travagem da roda de trás da Caponord sofre de aquecimento prematuro e consequente perda de eficácia, chegando por vezes a deitar óleo fora ou deixar o disco em brasa.

Felizmente, nas RSV isso já não acontece...

Sou-te muito sincero desconhecia por completo este tipo de problema, da Caponord, talvez por tambem não ligar muito a este tipo de MOTO, mas se se estuda-se um pouco o problema se encontraria uma boa solução.

Vou fazer 3 sugestões para resolver o problema:

1 - Mudar o tipo de oleo utilizado de DOT 4 para DOT 5.1 (aumentando assim a resistencia á temperatura e ao efeito "vapor loock")
2 - Mudar o deposito do oleo por um de maior capacidade, aumentando a capacidade aumenta a dissipação de calor (visto existir maior quantidade de oleo para aquecer e mais tempo de repouso para o mesmo no deposito), assim como aumenta o tempo de entrada em ebolição.
3 - Uma vez que o disco já parece ter uma dimensões bastante generosas, alterar a posição das pinças da parte superior do braço oscilante para a inferior, aumentando assim a refrigeração das mesmas, sei que é uma operação um pouco trabalhosa mas os efeitos podem ser muito positivos!

Em relação a isto de momento não me ocorre mais nenhuma solução sem proceder a grandes alterações ao material que se encontra já na moto
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Dakarman 3/11/2009, 05:39

Dou-te uma mais fácil:

Mudar as pinças de travão traseiro pela da RSV nas que não têm ABS e fica resolvido (lógicamente não é o melhor face às diferenças de potência de travagem, mas...)
Como a minha condução normal não passa por intervir muito nas curvinhas estou tranquilo...sou mais do tipo travar com o traseiro para a atrvessadela com o ABS desligado para a terrinha minha amiga e na estrada é só para apoiar, mas que se nota esse problema nas Caponord, lá isso nota...e eu que dizia que era defeito da do Ruy da RAID...lols!!!

Já a minha antiga Pegaso tinha o problema e a Capo não foi diferente...os Noalenses não previram que estas motas fossem parar mão de curvistas!
Dakarman
Dakarman

Número de Mensagens : 30
Idade : 44
Location : Alfena
Data de inscrição : 01/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Ivo "MAX" Costa 3/11/2009, 16:43

Dakarman escreveu:Dou-te uma mais fácil:

Mudar as pinças de travão traseiro pela da RSV nas que não têm ABS e fica resolvido (lógicamente não é o melhor face às diferenças de potência de travagem, mas...)
Como a minha condução normal não passa por intervir muito nas curvinhas estou tranquilo...sou mais do tipo travar com o traseiro para a atrvessadela com o ABS desligado para a terrinha minha amiga e na estrada é só para apoiar, mas que se nota esse problema nas Caponord, lá isso nota...e eu que dizia que era defeito da do Ruy da RAID...lols!!!

Já a minha antiga Pegaso tinha o problema e a Capo não foi diferente...os Noalenses não previram que estas motas fossem parar mão de curvistas!

Se já tens o problema resolvido melhor!!!
Em relação a não teres abs tambem se fizeres uma utilização mais desportiva não perdes nada, bem pelo contrario só ganhas.
Ivo
Ivo "MAX" Costa

Número de Mensagens : 690
Idade : 51
Location : Povoa de Varzim
Data de inscrição : 03/09/2009

http://www.servicoaprilia.pt.vu

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Dakarman 3/11/2009, 17:23

Hehehehe...deixa lá tar o ABS...são mais 1000€ que ela bale!

O ABS serve para mim...só entra mais vezes na traseira se apertar com ela, fora isso vai-se bem e pode ser mais um factor, ou não de segurança num trabagem em curva molhada com areão que me faria lamber o chão...assim pode ser que safe...espero nunca precisar, sinceramente!

Obrigado pela dica, mas no meu caso vou viver com a minha adorada CAPO BOUA como está!
Dakarman
Dakarman

Número de Mensagens : 30
Idade : 44
Location : Alfena
Data de inscrição : 01/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Travões em Malha de Aço Empty Re: Travões em Malha de Aço

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos