A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
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A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Caros colegas e amigos deste fórum, começo este tópico de uma maneira diferente, em vez de ser eu a expor um ponto de vista lanço uma discussão aberta, sei que o titulo é sugestivo e capaz de lançar grande controvérsia, mas neste caso o meu intuito é o de desmistificar certas ideias implantadas, que se tornaram “lendas”.
Afirmo de novo “lendas” porque como todos sabem lendas na sua maior parte são como os filmes e series baseados em casos verídicos, ou seja, mais ficção que realidade……
Como se deve imaginar a tentativa de MATAR os motores a 2 tempos, tem muita “politiquice” e interesses económicos por detrás (como se isto fosse novidade!!), mas aqui tentarei não debater o cinismo politico que engloba todo isto, vamos em conjunto tentar debater os pormenores técnicos em causa e tentar entre todos chegar a uma conclusão!
Para isso peço a todos que expressem as suas opiniões, as suas ideias e convicções, porque como diz o ditado uma cabeça pensa sempre melhor que 2 e neste caso todas as cabeças deste fórum pensaram muito melhor!!!
Afirmo de novo “lendas” porque como todos sabem lendas na sua maior parte são como os filmes e series baseados em casos verídicos, ou seja, mais ficção que realidade……
Como se deve imaginar a tentativa de MATAR os motores a 2 tempos, tem muita “politiquice” e interesses económicos por detrás (como se isto fosse novidade!!), mas aqui tentarei não debater o cinismo politico que engloba todo isto, vamos em conjunto tentar debater os pormenores técnicos em causa e tentar entre todos chegar a uma conclusão!
Para isso peço a todos que expressem as suas opiniões, as suas ideias e convicções, porque como diz o ditado uma cabeça pensa sempre melhor que 2 e neste caso todas as cabeças deste fórum pensaram muito melhor!!!
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Específica. Estamos a falar de motores em geral ou especificamente de motos. É que se for em geral... a única diferença que merece ser apontada é que um motor 2 tempos tem o potencial de produzir sensivelmente o dobro da potência de um motor 4 tempos do mesmo calibre. Os restantes prós e contras dependem do tipo de construção e o grau de tecnologia empregue. E isto não é opinião... são factos.
Última edição por RuffStuff em 10/9/2009, 03:44, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : ortografia)
RuffStuff- Admin
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Miguel Soares- Número de Mensagens : 1449
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Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
RuffStuff escreveu:Específica. Estamos a falar de motores em geral ou especificamente de motos. É que se for em geral... a única diferença que merece ser apontada é que um motor 2 tempos tem o potencial de produzir sensivelmente o dobro da potência de um motor 4 tempos do mesmo calibre. Os restantes prós e contras dependem do tipo de construção e o grau de tecnologia empregue. E isto não é opinião... são factos.
Estou de acordo, mas sabem que não se fica só por isto....
Acho que nenhum construtor que se preze não lançaria para o mercado uma moto com motor com caracteristicas desactualizadas, certo?
Então porque que andam a tornar a vida tão dificil para quem quer produzir motores deste tipo?
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
No caso das motos acho que é mais uma questão de tendência (quer seja por marketing, politica ou pura coincidência... são coisas que não domino por isso não discuto). Infelizmente, hoje em dia as coisas são cada vez mais iguais e as soluções tendem a convergir.
Por exemplo, não sou fanático por motos antigas mas por outro lado delicio-me com as soluções que outrora os construtores ousavam experimentar.
As questões de desgaste, poluição e consumo dos dois tempos são contornáveis. É preciso que se queira.
Estou convicto que a morte dos dois tempos foi mesmo a sua banalização e pelo facto de permitir uma construção mais económica os construtores fecharam os olhos ao restantes factores negativos em vez de adaptarem a tecnologia.
Por exemplo, não sou fanático por motos antigas mas por outro lado delicio-me com as soluções que outrora os construtores ousavam experimentar.
As questões de desgaste, poluição e consumo dos dois tempos são contornáveis. É preciso que se queira.
Estou convicto que a morte dos dois tempos foi mesmo a sua banalização e pelo facto de permitir uma construção mais económica os construtores fecharam os olhos ao restantes factores negativos em vez de adaptarem a tecnologia.
RuffStuff- Admin
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Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
O maior ponto negativo e que foi usado com bandeira, pelos demais, aquando a abolição dos motores 2T foi precisamente o aspecto ambiental.
Mas acredito que pode ser resolvido caso se queira investir de novo nessa gama...
Mas acredito que pode ser resolvido caso se queira investir de novo nessa gama...
Miguel Soares- Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
RuffStuff escreveu:No caso das motos acho que é mais uma questão de tendência (quer seja por marketing, politica ou pura coincidência... são coisas que não domino por isso não discuto). Infelizmente, hoje em dia as coisas são cada vez mais iguais e as soluções tendem a convergir.
Por exemplo, não sou fanático por motos antigas mas por outro lado delicio-me com as soluções que outrora os construtores ousavam experimentar.
As questões de desgaste, poluição e consumo dos dois tempos são contornáveis. É preciso que se queira.
Estou convicto que a morte dos dois tempos foi mesmo a sua banalização e pelo facto de permitir uma construção mais económica os construtores fecharam os olhos ao restantes factores negativos em vez de adaptarem a tecnologia.
Juskoviak escreveu:O maior ponto negativo e que foi usado com bandeira, pelos demais, aquando a abolição dos motores 2T foi precisamente o aspecto ambiental.
Mas acredito que pode ser resolvido caso se queira investir de novo nessa gama....
Ok, começamos a chegar a algumas conclusões, tudo o que afirmam está correcto, mas até agora só se começou a aflorar a questão de fundo....
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Juskoviak escreveu:O maior ponto negativo e que foi usado com bandeira, pelos demais, aquando a abolição dos motores 2T foi precisamente o aspecto ambiental.
Mas acredito que pode ser resolvido caso se queira investir de novo nessa gama...
Já existem há algum tempo motores a dois tempos tão "limpos" quantos os de 4 tempos. São motores a dois tempos de injecção directa e tecnologia orbital. Penso que a Mercury ainda usa isso em alguns modelos fora-de-bordo.
RuffStuff- Admin
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Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Hum... não são, ou eram, proibidos os motores a 2T (fora de bordo) no uso em alguns rios?
Miguel Soares- Número de Mensagens : 1449
Data de inscrição : 16/10/2007
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Juskoviak escreveu:Hum... não são, ou eram, proibidos os motores a 2T (fora de bordo) no uso em alguns rios?
O uso de motores endotérmicos a mistura sim. E se tiveres um motor a dois tempos que funcione apenas a "zagolina" e que o sistema de lubrificação seja independente? E se tiveres uma queima de mistura "limpa" Enfim... as leis são cegas.
RuffStuff- Admin
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Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Como resposta á vossas ultimas intervenções coloco este video:
E esta hem??!!
Agora quero ver qual a resposta dos defensores dos 4 tempos..............
E esta hem??!!
Agora quero ver qual a resposta dos defensores dos 4 tempos..............
Última edição por Ivo "MAX" Costa em 10/9/2009, 10:38, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correcção link video)
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Precisamente... o motor de Navio em ponto pequeno.
Mas isso não será demasiada electrónica para a aprilia?! Brincadeira (ou não) çpç
Gosto muito das 2T mas numa custom, não me lixem. Aí sim. Aí os quatro tempos (lentos de preferência) são insubstituíveis.
Mas isso não será demasiada electrónica para a aprilia?! Brincadeira (ou não) çpç
Gosto muito das 2T mas numa custom, não me lixem. Aí sim. Aí os quatro tempos (lentos de preferência) são insubstituíveis.
RuffStuff- Admin
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Data de inscrição : 17/10/2007
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
RuffStuff escreveu:Precisamente... o motor de Navio em ponto pequeno.
Mas isso não será demasiada electrónica para a aprilia?! Brincadeira (ou não) çpç
Gosto muito das 2T mas numa custom, não me lixem. Aí sim. Aí os quatro tempos (lentos de preferência) são insubstituíveis.
Sim, estou de acordo contigo, numa custom nunca ficaria bem um motor 2 tempos, os 2 tempos quanto a mim são próprios para motos desportivas DE GARRA sejam elas para estrada ou fora...
Em relação a esta tecnologia da Aprilia verifica á quanto tempo foi lançada a SR 50 R Factory, depois só para veres as diferenças procura confrontos com a SR 50 R que tem o mesmo motor mas com carburadores, apesar de não ser os carburadores normais, mas sim de ultima geração...
Desde já te adianto que a Factory consegui homologação em países como a Suíça, EUA e Alemanha sem ter que ser restringida e sem catalisador ao contrário da sua irmã a carburadores, assim como acontece com qualquer motor a 4 tempos, nesses países hoje em dia....
Se quiserem posso colocar aqui cópias de manuais da Yamaha (por exemplo), onde se podem constatar as diferenças, claro referindo-me a motores 4 tempos.
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Há 3 gamas onde o motor 4 tempos, para mim, ainda não consegue deitar abaixo um 2T.
- Nos kartings...já viram o peso e cm3 que são precisos para meter um 4T a andar como um 2T?! Um 2T tem a vantagem de fazer mais rpm´s (o que é uma enorme vantagem nos karts sem velocidades) e tem menos dificuldade em ter uma distribuição de pesos perto da optimal. Ainda há o facto dos 4T serem monocilindricos e causarem grandes stresses no quadro e elementos de transmissão.
- Nas Hiper-desportivas...uma 4T para chegar a um nível de potência da 2T tem muito que lhe dar e, invariavelmente, como disse o Dave, é preciso o dobro dos cm3.
- Nas motos de cross/enduro uma 2T 125 só tem rival nas 4T a partir dos 300cm3! Se falarmos das 250 2T, se não fosse o "estagnar" dos construtores, ainda as CRF450 se viam gregas para as acompanhar! Se falarmos de monstros como as CR500, KX500 ou YZ490, aqui a coisa fica feia para o lado das 4T em termos de power.
Despeço-me com uma bela batalha no "Guidon d´Or" de 1993 em que o Stephane Chambon (em Huskvarna TE610) não consegue impor o seu mono a 4T frente ao seu compatriota Jean Michel Bayle (em CR500) com um belo 2T de 500cm3.
para quem gosta de Supermotard, é um video a ver absolutamente!!!
https://www.youtube.com/watch?v=_phu-2vn5aw
- Nos kartings...já viram o peso e cm3 que são precisos para meter um 4T a andar como um 2T?! Um 2T tem a vantagem de fazer mais rpm´s (o que é uma enorme vantagem nos karts sem velocidades) e tem menos dificuldade em ter uma distribuição de pesos perto da optimal. Ainda há o facto dos 4T serem monocilindricos e causarem grandes stresses no quadro e elementos de transmissão.
- Nas Hiper-desportivas...uma 4T para chegar a um nível de potência da 2T tem muito que lhe dar e, invariavelmente, como disse o Dave, é preciso o dobro dos cm3.
- Nas motos de cross/enduro uma 2T 125 só tem rival nas 4T a partir dos 300cm3! Se falarmos das 250 2T, se não fosse o "estagnar" dos construtores, ainda as CRF450 se viam gregas para as acompanhar! Se falarmos de monstros como as CR500, KX500 ou YZ490, aqui a coisa fica feia para o lado das 4T em termos de power.
Despeço-me com uma bela batalha no "Guidon d´Or" de 1993 em que o Stephane Chambon (em Huskvarna TE610) não consegue impor o seu mono a 4T frente ao seu compatriota Jean Michel Bayle (em CR500) com um belo 2T de 500cm3.
para quem gosta de Supermotard, é um video a ver absolutamente!!!
https://www.youtube.com/watch?v=_phu-2vn5aw
Eduardo 7- Número de Mensagens : 1221
Idade : 45
Location : Via B
Data de inscrição : 16/10/2007
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Esse teu post fez-me lembrar uma experiencia que decorreu durante alguns anos, na época das 500, onde a Norton tentou rivalizar com as 2 tempos e nunca conseguiu nada, na altura o limite de cilindrada era igual para todos, atenção que a Norton não foi com o convencional 4 tempos tendo utilizado um tipo de motor que eles dominam os Wankel vulgo "rotativo", o motor deles tinha dois rotores para a cilindrada maxima de 500 cc.
A ultima aparição desta moto foi em 1993 (se não me engano), no Grande Premio da Australia, ia já com a designação de Rotton, que o Mick Dohan aproveitou para gozar uma vez que por lá Rotton = Chaço........
Perdia uma média de 2 a 3 segundos por volta para os primeiros
Aqui fica um video:
A ultima aparição desta moto foi em 1993 (se não me engano), no Grande Premio da Australia, ia já com a designação de Rotton, que o Mick Dohan aproveitou para gozar uma vez que por lá Rotton = Chaço........
Perdia uma média de 2 a 3 segundos por volta para os primeiros
Aqui fica um video:
O PRIMEIRO SISTEMA DE INJECÇÃO DIRECTA
Após uma busca no meu "arquivo", encontrei uma coisa muito interessante, sabiam que a primeira aplicação "oficial" de injecção directa foi num motor a 2 tempos?
Pois esta aplicação foi feita para a época de 1991 num motor destinado aos sidecars, mais incrivel ainda é este motor ter sido criado e desenvolvido no Liechtenstein.
Este motor era um 4 cilindros em linha, com um injecção agora denominado como "Common-rail", sim o sistema vulgarizado nos Diesel!!!
A potência atingia 140 cv ás 11.800 rpm com caixa de 6 velocidades, esta peça de engenharia pesava um total de 59 Kg.
Pois esta aplicação foi feita para a época de 1991 num motor destinado aos sidecars, mais incrivel ainda é este motor ter sido criado e desenvolvido no Liechtenstein.
Este motor era um 4 cilindros em linha, com um injecção agora denominado como "Common-rail", sim o sistema vulgarizado nos Diesel!!!
A potência atingia 140 cv ás 11.800 rpm com caixa de 6 velocidades, esta peça de engenharia pesava um total de 59 Kg.
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
Ivo "MAX" Costa escreveu:Após uma busca no meu "arquivo", encontrei uma coisa muito interessante, sabiam que a primeira aplicação "oficial" de injecção directa foi num motor a 2 tempos?
Pois esta aplicação foi feita para a época de 1991 num motor destinado aos sidecars, mais incrivel ainda é este motor ter sido criado e desenvolvido no Liechtenstein.
Este motor era um 4 cilindros em linha, com um injecção agora denominado como "Common-rail", sim o sistema vulgarizado nos Diesel!!!
A potência atingia 140 cv ás 11.800 rpm com caixa de 6 velocidades, esta peça de engenharia pesava um total de 59 Kg.
As coisas que tu sabes.....
Mesmo assim 2T e sempre e sera 2T!!! Melhor se for sem plasticos a "imbaracar"...
E fixe ouvir o 4T brummmbrummm....mas aquele "cantar" metalico .... trimmmmtrimmmm...e musica para os ouvidos!!!
Re: A TENTATIVA DE ASSASSÍNIO DOS 2 TEMPOS
É bem verdade!!
Então quando é um motor capaz de atingir rotações acima das 10/11.000 rpm!
É musica!!!!!!!!!!
Então quando é um motor capaz de atingir rotações acima das 10/11.000 rpm!
É musica!!!!!!!!!!
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